sexta-feira, 31 de julho de 2020

Oficina Cinema Cem Anos de Juventude 2019-2020


Durante os meses de abril, maio e junho a Oficina de Cinema Cem Anos de Juventude - CCAJ  -  continuou em funcionamento, embora com menos alunos e retomada junto dos alunos apenas no final de abril. Nas primeiras sessões foi analisado o trabalho realizado até março. Os exercícios fílmicos preparatórios (introdutório, ex.1 e ex.2 preparados e rodados) que ocuparam os alunos desde outubro. 

Os alunos tiveram ocasião de comentar o seu próprio trabalho e o de outros e de dar sugestões, frequentemente pedidas pelo projeto, designadamente ao nível do som. O resultado pode ser apreciado aqui. 

Durante o período presencial, à semelhança de anos anteriores, os alunos contactaram com o equipamento técnico tirando grande satisfação e mostrando habilidade e progressão no manuseamento do mesmo. Procurou-se a rotatividade, para que todos experimentem e para facilitar a empatia com o trabalho dos colegas, o que foi genericamente conseguido. 



  




A impossibilidade de trabalho presencial (e inicialmente o confinamento em casa) levou à reorientação da Oficina, que funcionou no segundo semestre, e até à interrupção das atividades presenciais, com 8 alunos. 

A Oficina adaptou-se ao ensino à distância funcionando até 24 de junho, nas primeiras sessões com cerca de 5 alunos, tendo apenas 2 alunos acompanhado o trabalho até final de junho. A análise do trabalho anterior foi realizada já nesta fase, em sessão Zoom, na qual participou uma aluna Marcelly Moraes da Oficina do ano passado (os nossos "olhos exteriores”). Desta forma se concretiza parcialmente a desejada troca de experiências e apoio entre alunos dos diferentes anos.

No final do ano e em regime não presencial os alunos foram desafiados a registar sensações do seu  quotidiano, filmando espaços, objetos, pessoas, acompanhadas de sons que marcam o seu dia a dia em casa. O objetivo foi contribuir para o projeto coletivo “Diário de Sensações” lançado pela Cinemateca Francesa às Oficinas dos países participantes. Foram filmados e partilhados pequenos filmes por whatsapp e por email, que foram comentados durante as sessões. 

Na continuidade do que fizesmos ao longo do ano, também nesta fase foi muito desafiante e interessante o que aprendemos. Ficam aqui alguns fotogramas deste trabalho.

A Oficina Cinema Cem Anos de Juventude é uma parceria entre o agrupamento de Escolas e a associação Os Filhos de Lumière. Este ano foi coordenada pela realizadora Nathalie Mansoux e contou com a participação de técnicos da equipa de cineastas: Mafalda Roma (Som), José Lã Correia (Imagem) e Sann Gusmão (Produção).

Até à interrupção das atividades presenciais a Oficina integrou sucessivamente 13, 10 e 8 alunos e a professora do Clube de Cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.