sexta-feira, 6 de março de 2020

Projeção - conversa do documentário Deportado (2014) de Nathalie Mansoux na presença da realizadora



No dia 17 de fevereiro os alunos das turmas do 9º C, 9ºD, 8ºC e 8ºD assistiram ao documentário Deportadode Nathalie Mansoux, na presença da realizadora. 
A atividade envolveu 75 alunos e cinco professores. Depois da projeção  houve lugar para um debate de cerca de 30 minutos, mas ainda haveria matéria para continuar a conversar.  
A conversa foi muito interessante. Os alunos colocaram questões sobre os contextos filmados -  o Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, e a Ilha de São Miguel, nos Açores. Pretendiam perceber como foi a experiência de “fazer o filme” (visitar e permanecer nos Estados Unidos, conhecer e conseguir filmar as famílias...). Foram relatadas as relações pessoais e institucionais que levaram a cada um destes contextos, e a vontade destas pessoas de contarem a sua história. 
Também foi explicada com detalhe a realização de algumas cenas do filme, o que permitiu mostrar que documentar não é apenas esperar e observar o que acontece, mas exige dirigir cenas, ajudar os personagens a contarem a sua história, tomar decisões sobre os ritmos do filme (e o que se comunica com esse ritmo), muitas vezes com condições de trabalho difíceis. 


Conversa pós projeção com a realizadora Nathalie Mansoux (17 de fev)
Aos alunos de 9ºano foi pedido um texto que deve reconstituir a história do filme, ou a história de uma migração forçada, utilizando metáforas ligadas ao Mar

Ficam aqui os dois textos selecionados.

Obrigada Nathalie!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.